Ângelo de Carvalho Júlio inaugura exposição individual na Tamar Golan

Ferramentas

O artista angolano Ângelo de Carvalho Júlio vai inaugurar, na Galeria Tamara Golan, a 13ª exposição individual, intitulada "Um Pouco Disto... E Daquilo”, no dia 1 de Setembro, às 18 horas. Nascido na Província do Cuanza Sul em 1970, o artista fez os seus estudos primários na sua terra natal, mas  a partir de 1984 deu continuidade à formação académica como  bolseiro em Cuba.

No ano de 1994, após ter concluído o ensino médio, foi admitido no Instituto Superior de Pedagogia, de Pinar Del Rio, pela Faculdade de Belas Artes.

Em paralelo à formação académica, Ângelo de Carvalho Júlio realizou a sua primeira exposição individual na Galeria Municipal de San Cristobal e frequentou um "atelier" de livre criação, onde conheceu muitos artistas, entre os quais o Mestre Pedro Pablo Oliva - uma grande referência da pintura contemporânea Cubana. Nessa altura, realizou um feito único, o de ter sido o único artista estrangeiro a participar num dos Salões de Pintura de Pinar Del Rio. Entretanto, depois deste somaram-se outros sucessos: foi o único artista estrangeiro a vencer o Grande Prémio de Pintura no Festival Provincial da Federação de Estudantes Universitários de Cuba, em 1997, e voltou a vencer o Grande Prémio de Pintura no Festival Nacional Artístico da Federação de Estudantes Universitários de Cuba, realizado em Santiago de Cuba.

Ângelo de Carvalho Júlio regressou a Angola em 2000. Em virtude de seu trabalho, o artista tem participado de vários eventos tanto a nível nacional como internacional e, em muitos destes, é distinguido com prémios.  

Em 2010, foi vencedor na ENSARTE do “2º Prémio de Pintura” e o “Prémio Província”; em 2011, participou na 1ª Edição do “JAANGO Nacional”; em 2012, venceu na ENSARTE o “1º Prémio de Pintura” do ENSARTE, sendo que este ano é o vencedor do Grande Prémio do mesmo concurso.